1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Xiaomi Smart Band 7 Pro

 

As pulseiras fitness da Xiaomi tem vindo a tornar-se cada vez mais populares ao longo dos anos, fornecendo um bom compromisso entre um smartwatch e uma pulseira para atividade física.

 

Apesar de não poderem ser consideradas um smartwatch completo, como o Apple Watch, sem dúvida que têm vindo a melhorar consideravelmente para quem necessita de algo mais básico – e com preços mais acessíveis.

 

No entanto, a Smart Band 7 Pro da Xiaomi veio colocar a linha ainda mais difusa entre o que é um smartwatch e uma pulseira fitness. Mas vamos passar para a análise ao detalhe desta novidade da Xiaomi.

 

> Primeiras impressões e design

 

Como é habitual na linha da Xiaomi, a Smart Band 7 Pro encontra-se numa caixa onde também se pode encontrar o cabo de carregamento dedicado e o manual de instruções.

 

O design da pulseira, à primeira vista, pode confundir alguns como se tratando de um smartwatch. Isto porque conta com um ecrã AMOLED de 1.64 polegadas, com uma resolução de 280 x 456 pixéis, conjugado com um ecrã curvado de 2.5D. Este ecrã conta ainda com 326 ppi, que a empresa garante produzir imagens mais detalhadas – além de ter um tamanho final 40% superior ao da Smart Band 7 tradicional.

 

O ecrã de maiores dimensões torna também possível configurar as diferentes watchfaces com mais informação, que pode ser útil para quem pretenda ter todos os detalhes acessíveis diretamente do ecrã inicial – invés de andar a navegar pelos menus e opções.

Um detalhe interessante é encontra-se no facto de este ecrã contar com um sistema de brilho automático, que ajusta automaticamente o mesmo dependendo de onde os utilizadores se encontrem.

 

ecrã da pulseira smart band 7 pro

 

A pulseira de silicone, no nosso caso preta, encontra-se bem presa à estrutura do dispositivo. Ao mesmo tempo, é também confortável de usar e ao toque, tendo um sistema de retenção eficaz.

 

A Xiaomi afirma que a pulseira é capaz de suportar até 5ATM de profundidade, o que será suficiente para a usar em piscinas e para pequenos mergulhos – no entanto, esta não conta com uma certificação oficial IP.

 

O carregamento é feito pelos dois pinos na parte traseira, que aderem de forma magnética com o cabo de carregamento USB.

 

> Características

 

A Xiaomi destaca várias características face à versão regular da Smart Band 7. Este modelo conta com a monitorização continua 24/7 de batimentos cardíacos, além de monitorização do oxigénio no sangue. Encontra-se ainda a monitorização do sono e stress continuo.

 

A Smart Band 7 Pro conta ainda com um sensor GNSS, que garante a localização GPS, QZSS, BeiDou, Galileo e GLONASS. Isto permite que os utilizadores possam manter a monitorização da localização mesmo sem a pulseira ligada ao smartphone.

 

O dispositivo conta ainda com mais de 110 atividades integradas, que permitem iniciar rapidamente as mesmas sem usar a app. No entanto, para quem pretenda, é possível começar os treinos também da app dedicada.

 

A versão que recebemos não possui NFC, no entanto, existem algumas variantes da China que possuem suporte à tecnologia – no entanto, os uso do mesmo ainda se encontra bastante limitado em Portugal.

 

No entanto, a pulseira conta com a integração da Alexa. Isto permite que os utilizadores possam, rapidamente, enviar comandos depois de sincronizarem a mesma com o sistema da Amazon. Na parte lateral encontra-se um pequeno microfone, que pode ser usado para enviar os comandos de voz. Infelizmente, não existe suporte para receber e realizar chamadas diretamente da pulseira, portanto este será a única funcionalidade que usa este componente.

 

watchface da smart band 7 Pro

 

A partir da Mi Fit, os utilizadores podem também configurar as suas diferentes watchfaces. Existem cinco por padrão, que não podem ser removidas, mas pode-se colocar um máximo de sete – portanto, os utilizadores podem manter mais duas watchfaces personalizadas no dispositivo.

A destacar ainda o suporte a Always on Display, que se encontra disponível para algumas watchfaces – incluindo personalizadas – mas com a penalização a nível da autonomia.

 

No interior do dispositivo encontra-se ainda um motor de vibração, que certamente os utilizadores vão sentir. No entanto, o ajuste da força pode ser feito diretamente pelas configurações da pulseira.

 

> Desempenho e sistema

 

Para quem esteja habituado às pulseiras da Xiaomi, navegar pelo sistema não é complicado. Este é feito com base em toques e gestos – não existem botões físicos.

A partir do ecrã inicial, os utilizadores podem navegar para diferentes zonas, cada uma com as suas funcionalidades. Arrastando para a direita temos acesso a um conjunto de atalhos rápidos da pulseira, para a esquerda temos os widgets, para baixo temos as notificações e para cima abrimos o menu das apps.

 

No menu de configurações rápidas, os utilizadores podem controlar rapidamente algumas das definições da pulseira, como ativar o modo de Não Incomodar, ativar a lanterna, o modo de levantar o pulso para ligar e outras. Estas configurações podem também ser feitas diretamente da app, mas é consideravelmente mais simples ter acesso às mesmas por um atalho rápido.

 

Nas notificações, os utilizadores podem aceder a uma lista das notificações recentes que tenham recebido nos seus dispositivos. Verificamos que, caso se receba muita notificação, esta lista pode apresentar algum “lag”. Mas nada que tenha grande impacto no uso da mesma.

 

Widget de resumo da smart band 7 pro

 

Os widgets podem ser personalizados pelos utilizadores, e basicamente permite o acesso rápido a algumas informações e configurações. Como exemplo, pode colocar o widget de monitorização dos batimentos cardíacos ou de controlo da música, para rápido acesso sem ter de se navegar pelo menu principal.

 

E, por fim, encontra-se o menu. É aqui que se encontram todas as aplicações da pulseira, e onde os utilizadores podem aceder em mais detalhe às mesmas. Existem dois modos de apresentação: em ícones e lista – nos nossos testes, consideramos que o uso em formato de lista é mais intuitivo, embora obrigue a ter de arrastar mais para se aceder a todas as apps.

Em modo de ícone, como apenas as imagens surgem no ecrã, isso permite ter as mesmas mais acessíveis rapidamente. A navegação pelos menus é feita de forma relativamente rápida e suave, embora para algumas funções se note o “lag” nas mudanças.

 

menu da pulseira em funcionamento

 

Quando a pulseira se encontra ligada ao smartphone, pela Mi Fit, as notificações são corretamente enviadas. No entanto, a experiência poderá variar. Dependendo do dispositivo, a ligação do Bluetooth pode ser instável, causando com que certas notificações não sejam recebidas.

Ao mesmo tempo, também verificamos que a app da Mi Fit nem sempre sincroniza os dados automaticamente. É necessário abrir a mesma e realizar a sincronização manualmente – apesar da app estar configurada para manter-se ativa em segundo plano.

 

A localização GPS integrada na pulseira é sem dúvida interessante. Esta permite realizar as atividades físicas sem ter de se andar com o smartphone atrás. No entanto, a localização poderia melhorar – em várias ocasiões, verificamos “saltos” da localização com distâncias ainda consideráveis.

 

Ainda assim, nada que afete negativamente o uso da pulseira, sendo que funciona como se espera.

 

Sono da smart band 7 pro

 

O sistema de atividades físicas permite ainda monitorizar as calorias perdidas, bem como o batimento cardíaco e outros detalhes importantes da prática desportiva – e que podem ser importantes para os utilizadores manterem salvaguardados.

 

Os sensores de monitorização dos batimentos cardíacos e do oxigénio no sangue são precisos. Realizamos o teste com a comparação direta a um dispositivo médico, e os resultados ficam a par o suficiente em ambos os casos.

 

O sistema de monitorização do sono também é bastante acertado, sendo que identificar quando o utilizador adormece com precisão, e é capaz de monitorizar as diferentes fases do sono. De notar também que o sistema é capaz de manter a monitorização do oxigénio no sangue também durante o sono.

 

> Bateria e carregamento

 

A Smart Band 7 Pro conta com uma bateria de 235 mAh. Segundo a Xiaomi, esta é capaz de manter a autonomia de 12 dias em uso moderado, com apenas um carregamento.

Nos testes que realizamos, com uso moderado ao longo do dia e sem o AOD ativo, conseguimos atingir perto de 10 dias de autonomia. Claro que isto pode variar conforme os utilizadores – se usar constantemente o AOD ou o GPS, a bateria vai ser mais rapidamente consumida.

 

Ao mesmo tempo, se usa o sistema de notificações, e recebe muitas ao longo do dia, isso pode também ter impacto nos resultados.

 

Sensor e carregamento da smart band 7 pro

 

Usando o cabo de carregamento proprietário da Xiaomi, a bateria é carregada na totalidade em menos de uma hora (dos 0 aos 100%). A pulseira emite uma pequena vibração quando atinge os 100%.

 

> Preço e disponibilidade

 

A Xiaomi Smart Band 7 Pro encontra-se disponível na Amazon de Espanha a partir de 69.99 euros, mas constantemente em promoções.

 

> Avaliação final

 

A Xiaomi Smart Band 7 Pro continua a manter viva a tradição das pulseiras fitness da Xiaomi. Mesmo sendo mais cara que as restantes, conta com um ecrã de maiores dimensões e qualidade, mais funcionalidades e permite ainda mais atividades.

 

Conteudo da caixa Xiaomi smart band 7 pro

 

A integração de 110 atividades e o suporte para GPS são bem vindos, um extra que separa ainda mais este modelo dos restantes, e que a coloca bem perto de um nível de smartwatch. O ecrã de maiores dimensões e AMOLED permite ler melhor os conteúdos, em qualquer condição.

 

No entanto, ainda se verifica alguns problemas em manter a pulseira sincronizada com a aplicação, bem como a falta de suporte para chamadas via Bluetooth. O microfone poderia ser melhor aproveitado para mais funcionalidades do que apenas para uso com a Alexa.

 

A interface também apresenta pequenos bloqueios quando se carrega áreas mais exigentes, como as notificações, mas de resto, trata-se de uma experiência fluida e suave.

 

No final, tendo em conta o preço, esta é uma solução perfeita para quem pretenda uma pulseira fitness com algumas funcionalidades dedicadas de um smartwatch, mas sem o preço do mesmo. No entanto, tirando o ecrã de maiores dimensões, para quem já tenha a Smart Band 7, o upgrade pode não compensar.

 

Escolha do TugaTech em ouro

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech